Selecione as postagens por departamento

CREAS


O que é o CREAS?
O Centro de Referência especializado de Assistência Social é um espaço voltado para atendimento de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas portadoras de deficiência, vítimas de violência ou em situação de risco por negligência, abandono, maus tratos, violação física e/ou psicológica, mas sem o rompimento de seus vínculos familiares e sociais.
A partir de um trabalho de acompanhamento especializado e continuado, o CREAS auxilia na promoção dos direitos das vítimas de violência, diminuindo os riscos aos quais estas pessoas estão expostas. Também, busca contribuir para que os autores das agressões ou da exploração sejam responsabilizados.
O CREAS desenvolve suas ações de atenção e orientação para promover, prevenir e fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais através de orientação, visitas domiciliares, atendimento em grupo acompanhamento psicológico e busca ativa.
O que é violência?
A violência pode ser definida de várias formas: são ações e/ou omissões que podem cessar, impedir, deter ou retardar o desenvolvimento pleno dos seres humanos. Violentar pode ser um ato de força física, psicológica ou moral, em que o violentador decide sobre a vida da vítima sem avaliar as condições e desejos desta, mas levando em conta apenas os seus próprios desejos.

“Violência é um crime que muitas vezes ocorre dentro de casa. O CREAS trabalha para proteger as vítimas e proporcionar o enfrentamento das marcas emocionais.”


Acolhimento dos casos

As denúncias são acolhidas diretamente no CREAS ou encaminhadas pelo Ministério Público, Conselho Tutelar, escolas, conselhos de direitos ou postos e centros de atendimento de saúde.
Proteção Social Especial
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, na implantação da Política Nacional de Assistência Social organiza sua execução por tipo de proteção (básica e especial) a fim de que as ações tenham melhores resultados. Neste sentido surge a proteção social especial (PSE), que tem como foco a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.
A PSE tem por direção:
a)      Proteger as vítimas de violência e agressões, de modo que ampliem sua capacidade de enfrentar as dificuldades pessoais e sociais;
b)      Monitorar a ocorrência de riscos, seu agravamento ou novas ocorrências;
c)       Desenvolver ações para redução/eliminação de situações que infringem os direitos humanos e sociais.
A PSE deve atuar possibilitando a reconstrução de vínculos familiares e sociais, defendendo a dignidade e os direitos humanos, além de monitorar a ocorrência de riscos ou do seu agravamento. Neste sentido surge o CREAS, como pólo de referência, coordenador e articulador da PSE.

Veja como acessar os serviços do CREAS de Panambi

·  Horário de Atendimento:

Segundas a sextas, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min.


·  Endereço

Rua Herrmann Meyer, 43 - 1º Andar
Centro
Panambi - RS

Orientações adicionais:
O Creas de Panambi está localizado em prédio da empresa Kepler Weber, tradicionalmente conhecido como Kepler 1.
Esta mesma edificação também foi sede da Cooperativa de Crédito Sicredi e muitos ainda têm esta informação como referência.
 

·  Números Telefônicos:

(55) 3375-0189

(55) 8419-5855


·  E-mail:

creas@panambi.rs.gov.br

creas.panambi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário